quinta-feira, 19 de maio de 2016

Escola Municipal Pe. José de Anchieta: O conhecimento fará a diferença
Mais um ano letivo está em andamento e com ele, novas expectativas, novos projetos, novos anseios, novos desejos de que tudo ocorrerá dentro do esperado. Trata-se de uma verdade, cujos propósitos têm tudo para dar certo, mas para isso se faz necessária uma boa pitada de dedicação e, acima de tudo, planejamento.  Até este momento muitos passos já foram dados, construídos coletivamente e outros estão por vir.
Todos estão à espera dos primeiros resultados do grande público-alvo: os alunos. Eles, por sua vez, levam consigo uma carga de expectativa bastante significativa. Claro, irão conviver boa parte do tempo na companhia dos professores, colegas e outros funcionários da escola. Sabemos que o conhecimento faz a diferença na vida das pessoas. Hoje, podemos ter acesso ao conhecimento de várias maneiras, não precisando ser a escola o centro, as possibilidades do acesso asmultimídias oferecem várias oportunidades.
          O acesso às informações, ao conhecimento está cada vez mais próximo de todos. Porém, nos deparamos com as dificuldades do aluno em saber selecionar os caminhos que levam ao conhecimento. Por isso, o papel do professor é de suma importância, pois é ele quem oportuniza os meios para desenvolver a base que a criança necessita para aprender, desenvolver as suas habilidades e o seu potencial.
         Através das metodologias que o professor se apropria, interferem no crescimento do aluno, na busca do conhecimento, do raciocínio lógico, enfim aprendera aprender.
Sendo assim, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta localizada na Vila Tremônia, procura desenvolver várias atividades em conjunto com as demais turmas, uma vez que elas são multiseriadas. Acreditamos que o aprendizado acontece no momento em que uns, aprendem com os outros, no mesmo ambiente escolar. A partilha do conhecimento, a socialização, e o registro são momentos de aprendizagens significativas. Assim, encerramos esta reflexão com o seguinte pensamento: A essência da gentileza está nos pequenos detalhes, como quando damos as boas vindas às pessoas que vêm até nós, às vezes um simples sorriso ou aperto de mãos pode transformar vidas. Descubra as maravilhas que existem no simples gesto de cumprimentar uma pessoa.(Luis Alves). A educação e a transformação do conhecimento começam pelos gestos mais simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário