Encontro de Formação Continuada na EMEI
Leoni Simon: construção da Proposta Pedagógica
No
dia 14 de maio, sábado, na EMEI Profª Leoni Simon, haverá mais um Encontro de Formação
Continuada na Creche para continuarmos a construção da Proposta Pedagógica,
sendo que a Proposta Pedagógica da EMEI está sendo construída com a
participação de todos os segmentos da Creche.
Segundo
as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil- DCNEIs, os doze
campos de experiências estão sendo garantidos nas dez turmas da Creche. Apresentamos algumas experiências:
Experiências
com diferentes linguagens artísticas: (plástica) – aguçando os sentidos através
de texturas com melecas – segundo as professoras é uma experiência muito
prazerosa para todas as crianças, e o propósito foi trabalhar o desenvolvimento
da coordenação motora, a noção de corporeidade, exploração de texturas, do
tato, do paladar e do olfato, além de integração com o grupo.
Experiência
de exploração do mundo físico, social e preservação da vida – observação e
cuidado de animais e meio ambiente - as crianças relataram todas as vivências
que elas experimentaram, tais como: observação de pequenos animais e insetos,
de cavalos, riacho, açude, plantas, árvores e pedras de vários tamanhos.
As
DCNEIs - determinam que devem ser garantidas “experiências que incentivam a
curiosidade, exploração , o encantamento, o questionamento, a indagação e o
conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e a
natureza.”
A
educação infantil deve ser um lugar de descobertas, de escolhas, de encontros,
de pesquisas, de desenvolvimento e de aprendizagens. É imprescindível um
ambiente acolhedor, desafiador, que tenha por objetivos construir conhecimentos
e aprendizagens, através de vivências com experiências lúdicas.
Embora
haja uma seleção e organização de experiências que devem ser garantidas no
currículo da Proposta Pedagógica, os seus profissionais devem estar sempre
abertos ao imprevisível, desenvolvendo sua capacidade de escuta, às
necessidades e interesses que emergem das crianças no cotidiano do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário